Essas Mensagens às Igreja foram escritas para o Povo de Deus em todas as eras. Elas cobrem toda a História da Igreja do Novo Testamento desde o Primeiro Advento de Cristo até o Seu Retornoem Glória. A ESTRADA IMPERIAL DA ÁSIA MENOR, tornou-se um impressivo símbolo da grande Via ao longo do tempo, pelo qual aIgreja tem viajado. Todos os dados inseridos aqui como ilustração são parte da “HISTÓRIA GERAL” do mundo. Compreenderemos melhor essas cartas se as estudarmos contra o pano de fundo das cidades a que foram primeiro enviadas. Conhecendo um pouco doambiente em que viviam os membros dessas Igrejas, encontramos um novo significado para muitas expressões. Seis aspectos principais serão notados em cada Carta:
01- O Significado e importância do Nome;
02- as características das Cidades;
03- o Elogio;
04- a Reprovação (em cinco das sete cartas);
05- o Conselho;
06- a Promessa ao Vencedor.
SIGNIFICADO E IMPORTÂNCIA DO NOME
Laodicéia significa: “Julgamento do Povo”. Foi construída por ANTÍOCO II, entre os anos de261 a 246 A.C. e recebeu esse nome em homenagem à sua esposa: LAODICE (referência a ela em Daniel cap. 11:6). Esta é a última das Sete Cartas para as Igrejas e este período cobre a História da Igreja em que JESUS, nosso Celestial Sumo Sacerdote estará levando a termo Seu Ministério de Juízo logo ANTES de Sua Volta em Glória. Pode ser também interpretado o nome da cidade como “Povo Justo” ou “Povo Justificado”. Essa“Justificação” que JESUS pleiteia para nós, como Advogado perante Deus quando nos arrependemos e O aceitamos e assim somos “Justificados” por Sua GRAÇA, pelo Seu SANGUE e pela FÉ (Romanos 3:24; 5:9; 5:1). A GRAÇA é a FONTE; o SANGUE é o MEIO; a FÉ é o MÉTODO pelo qual nos APROPRIAMOS da GRAÇA; nós a mostramos então, pelasOBRAS. (S.Tiago 2:22 a 24). Boas Obras JAMAIS PODEM PRODUZIR JUSTIFICAÇÃO; mas ela é revelada pelas OBRAS.
CARACTERÍSTICAS DA CIDADE: Ela bem que poderia ser chamada de “Cidade de Compromisso”. W.M Ransay, obra cit., págs. 422 e 423 nos diz: “Não há cidade cujo espírito e natureza sejam mais dificeis de descrever do que Laodicéia. Não há EXTREMOS, e dificilmente qualquer aspecto marcadamente forte. Mas , neste contexto está o seu caráter peculiar. Qualidades que a fizeram essencialmente uma CIDADE COMERCIAL de SUCESSO, de BANQUEIROS e de FINANÇAS, capaz de adaptar-se às necessidades e desejos de outros, sempre FLEXÍVEL e ACOMODÁVEL, cheia do espírito de comprometimento.” Ficava a 80 kilômetros distante de FILADÉLFIA e a 10 KM. da cidade de COLOSSOS, na junção de duas importantes estradas. Era uma cidade de riquezas, com grandes Mercados, um grande estabelecimento de Câmbio, e grandes interêsses FABRIS.
No vale, havia valiosa produção de LÃS, de textura macia, de colorido NEGRO, mas matizado, por assim dizer, de VIOLETA. Vestes PRETAS, quase que exclusivamente, eram usadas pelos Laodissences como evidência de sua riqueza. Esta espécie de LÃ não é mais produzida. Era circundada também por ricas regiões de fazendas. Tinha preeminentes Recursos de Saúde no Império Greco-Romano.
Os seusBANHOS TERMAIS e FONTES MINERAIS atraiam muitos visitantes (Turistas) da Europa e da Ásia. Tinha uma importante ESCOLA DE MEDICINA no Templo de CARU, apenas um entre osduzentos templos dedicados a ESCULÁPIO, o deus-grego da medicina, ou uma contrafação messiânica. Relacionada à esta Escola, havia uma Indústria para fabricação de um COLÍRIO MEDICINAL ESPECIAL feito da famosa PEDRA FRÍGIA.) W.M.RANSAY diz: “Este PÓ FRÍGIOvinha por intermédio de Laodicéia para uso entre os gregos.” (Obra cit. pág. 419). Em virtude de sua riqueza imensa, de sua cidade bem ordenada e bem-sucedida os cidadãos eram orgulhosos, e por isso AUTO-SUFICIENTES.
Um importante concílio se realizou lá, chamado: CONCÍLIO DE LAODICÉIA na metade do quarto século, com a presença de 32 BISPOS, e um dos ítens especiais da agenda era aORGANIZAÇÃO DO “CANON das ESCRITURAS SAGRADAS”, ou SELEÇÃO dos LIVROS que comporiam a BÍBLIA. Chegamos agora ao ponto final de nossa viagem pela Ásia através das cidades e Igrejas que nelas estavam. A última Mensagem de Cristo às Igrejas. ELE fala como o“AMÉM”, e a “TESTEMUNHA FIEL E VERDADEIRA“ (Apoc. 3:14) além de ser o “Autor e Consumador de nossa Fé”.
ELOGIO: NADA havia que elogiar em laodicéia, pois esta Igreja havia absorvido o orgulhoso espírito do mundo ao seu redor, e seu povo estava em “perigo espiritual.” Jesus repreende Sua Igreja dizendo: “És morno”
REPROVAÇÃO: CRISTO vê esta última Igreja como sendo: “miserável, pobre, cega e nua”.Note porém que ela tinha tudo para revelar uma boa aparênncia! Era otodoxa mas MORTA. Uma pessoa pode ser portadora de uma saudável teologia mas estar “dormindo”. É impossivel ser um cristão cheio de ânimo fervoroso, sem o “fogo” da Fé de Jesus. Acima nos referimos aos BANHOS TERMAIS (nem frio nem quente) e Jesus disse isso. Não são acusados de serem hipócritas, pois o hipócrita é um “impostor”, um “pretensioso”, que acha que sabe melhor do que os outros.
Deus diz a essa Igreja: “NÃO SABES que és POBRE (uma cidade riquíssima mas desprovida da experiência cristã); ”MISERÁVEL”: tinham conhecimento mas o ignoravam;CEGO ( o Colírio que era fabricado na Indústria e usado na Escola de Medicina; e NÚ: tinham as confecções caríssimas da LÃ NEGRA mas eram desprovidos de qualquer tipo de “Roupa espiritual” ou seja, o conhecimento do sacrifício de Cristo por nós na Cruz afim de nosVESTIR com as VESTES DE JUSTIÇA”.
CONSELHO: “Aconselho-te que de MIM, compres: OURO refinado pelo fogo (Jó 23:10);VESTIDOS BRANCOS para que te vistas (Isaias 61:10 e Apoc. 19:8); Unjas os teus olhos comCOLÍRIO (era fabricado lá) para que VEJAS a tua condição. Somos cegos mas não incuráveis e o Grande Médico Jesus está pronto a nos curar e nos “cobrir” com o Manto de Sua Justiça.
PROMESSA: “EU repreendo e castigo a todos quantos amo. Sê pois zeloso e arrepende-te”; ao que vencer farei que se assente comigo no meu Trono”. Que preciosa promessa!Nosso Deus repreende aqueles a quem ama mas, se recusarmos Sua repreensão, teremos que ser dELE separados. Amigo: Ouça a vóz de Jesus batendo à porta de teu coração (Apoc. 3:20); veja bem: BATENDO pois ELE não “força” nenhuma entrada para nosso íntimo. Se ouvirmos as “batidas de Jesus “ ao nosso coração (mente), abriremos a porta e ELEpreencherá nossos anseios.
Trechos Extraídos do Livro: REVELAÇÕES DO APOCALIPSE de Roy A. Anderson
Nenhum comentário:
Postar um comentário